domingo, 5 de abril de 2009

História da Tatuagem



Antes de tudo gostaria de falar um pouco sobre a história da tatuagem. Afinal tatuagens serão capítulos de sua vida, instrumentos de autoconhecimento e verdadeiros ritos de passagem e nada melhor do que conhecer um pouco da história e a origem dessa arte.

A tatuagem, muitas vezes referida como tattoo na sua forma em inglês, pelo francês tatouage ou também denominado dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir), tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau, e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem. É uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho, geralmente permanente, feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos era completamente irreversível (embora, dependendo do caso, as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele) por isso é uma decisão de extrema importância na vida, ao escolher escolha bem para não se arrepender. Uma das principais motivações para os cultuadores dessa arte é a de ser uma obra de arte viva e marcar fases importantes dela.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.c e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (Maori), tatuavam-se em rituais ligados a religião e como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os antigos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo. No início da era Cristã, quando ainda era uma religião clandestina e sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados como cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas e etc. Mas a Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa em 787, ela foi proibida pelo Papa Leão III, com o argumento de que eram referências e culto ao demônio, assim procedendo com a intenção de ocultar antigos costumos, culturas e religiões. E durante esse período qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão inglês James Cook, que também foi o descobridor do surf, que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau" , que era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tatoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo inventor e empresário americano Thomas Alva Edison para marcar couro.

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeitas que fossem as tatuagens de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna. Lucky foi notícia em vários jornais, e em 1975 o jornal O Globo o considerou o único tatuador profissional da América do Sul, sendo sua morte noticiada no Jornal 'A Tribuna" de Santos do dia 18 de dezembro de 1983. Por um bom tempo Lucky continuou sendo o único, até que começaram a aparecer, aos poucos, os seus seguidores, que herdaram dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.

Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades - dos tatuadores e tatuados. As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e a sua efetivação na realização da tatuagem, um evento a princípio, antinatural (biologicamente). Portanto considera-se um movimento do ser simbólico-social, que supera o instinto de auto-preservação, uma característica absolutamente humana. O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobre determinado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.

Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas da sociedade brasileiras sem distinções, deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo.

Fontes:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem 

http://whiplash.net/materias/tatuagens/000117.html

4 comentários:

Anônimo disse...

eu sou tatuador e gostei muito dessas infiemacöes
valeu ++++++++

jeronimo disse...



Tatuagens Masculinas 



Tatuagens sensuais 



Tatuagens de fenix 



Tatuagens Tribal e maori 



Tatuagens femininas 



Tatuagens sexy e sensuais na mulher 



Tatuagens de nomes 



Tatuagens esquisitas 



Tatuagens modernas e ousadas 



Tatuagens 3D 


Anônimo disse...

Foi a melhor forma de definiçao sobre tatuagem que ja li,pra quem curte a arte e quer aprender sempre um pouco mais,,o siteta lokura de bom hem.....salve!!!!!

Anônimo disse...

Foi a melhor forma de definiçao sobre tatuagem que ja li,pra quem curte a arte e quer aprender sempre um pouco mais,,o siteta lokura de bom hem.....salve!!!!!