domingo, 31 de maio de 2009

Adinho Tattoo: História e Cuidado do Body Piercing

Body Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado. Diversos povos tem em sua história e cultura o uso de pircieng e alargadores para representar sua etnia, história, fazes de transição na vida, formas de expressão, status e até religião. Não dá para precisar em que tempo começou a ser usado pois surgiu em diversos povos e em diferentes tempos.

Os povos da Nova-Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres. Para os esquimós do Alasca, o piercing do lábio e na língua significavam o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança tinha se tornado caçador. Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas.

O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné.

Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Alargar no contexto de body piercing é a expansão deliberada de qualquer furo na pele que existe já cicatrizado, e, assim como o piercing, aparece em diversas culturas, civilizações e em diferentes épocas. Para os alargadores os lóbulos das orelhas são os locais mais comuns, assim como septos nasais, língua, cartilagens e lábio.


Cuidados com o Body Piercing


Os cuidados para aplicação do piercing são os mesmo da tatuagem. Exija do profissional o uso de agulhas descartáveis e luvas. O material não descartavel, como tesouras ou alicate por exemplo, bem como o piercing, deve ser esterelizados antes da aplicação.



Existem diversos materiais para as jóias. Normalmente o mais usado é o aço cirúrgico, mas existem outros materiais como o Titânio ou mesmo o Teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, que desencadearia uma alergia ou inflamação também são muito recomendados e em alguns casos até melhores. Não é recomendável o uso de Ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica. Deve-se ter cuidado com a higiene no local do piercing para evitar o surgimento de bactérias nocivas e inflamação.

Para os alargadores os lóbulos das orelhas são os locais mais comuns, assim como septos nasais, língua, cartilagens e lábio. Qualquer furo pode ser alargado até um certo ponto, sendo a cartilagem o local mais difícil e doloroso para o fazer. Alargar implica por vezes, quando há falta de experiência, cuidado e calma, o aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas. Os profissionais recomendam que se alargue apenas 2mm de cada vez após ter colocado o de tamanho mínimo (6mm), e ainda com no mínimo um mês de tempo desde a última vez.

Tempo de cicratrização dos piercing:

§ Lábio - 1 mês e 1 semana a 4 meses

§ Língua - 4 a 6 meses

§ Bochecha - 2 a 3 meses

§ Sobrancelha - 6 a 8 meses

§ Orelha, Sobrancelha, Septo - 6 a 8 meses

§ Cartilagem da orelha - 1 ano

§ Aba do nariz - 2 meses a 1 ano

§ Umbigo - 6 meses a 1 ano

§ Mamilo - 4 meses a 1 ano

§ Lábio interno, Clitóris - 4 a 8 semanas

§ Lábio externo, Períneo - 2 a 6 meses

§ Pênis - 8 semanas

§ Nuca - 6 a 8 meses

§ Cartilagem da Orelha e Nariz - 3 meses a 1 ano

§ Braço/pulso- 1 a 2 meses

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, esta perfeito... acho que tornei me fã do seu trabalho... parabéns novamente! E desculpe qualquer coisa...

Anônimo disse...

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.

Look advanced to far added agreeable from you! By
the way, how can we communicate?
Here is my web-site :: transfer news for arsenal now

Anônimo disse...

I like the valuable information you provide in your articles.
I will bookmark your weblog and check again here frequently.
I'm quite certain I'll learn a lot of new stuff
right here! Best of luck for the next!
Also visit my web blog ; latest transfer news at arsenal football club

Anônimo disse...

I'm not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this information for my mission.
Feel free to surf my web-site : transfer rumours liverpool fc list

Anônimo disse...

Yes! Finally someone writes about 13 colonias inglesas.
Have a look at my weblog :: perfumes